terça-feira, 15 de setembro de 2009

Taboão da Serra ganha Ong Gay (Portal o Taboanense)14.09.09


Taboão da Serra ganha Ong Gay
Setembro passa a ser um mês histórico para o movimento LGBT da região: foi criada oficialmente a Diversitas (Diversidade em Taboão da Serra), com o objetivo de atuar em Taboão da Serra. Segundo a direção da entidade, o principal objetivo é lutar, de modo geral, pelos Direitos Humanos na região, com foco na população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, sem perder o olhar mais amplo para outras formas de preconceito e discriminação como o racismo, o machismo, o geracional, por deficiência física, entre outros.

O nome Diversitas vem do latim e além de significar "diversidade", agrega também o sentido de contrariedade ou contradição, revelando assim o espírito que a entidade pretende imprimir às suas ações, lutando para que as diferenças não sejam tratadas como desigualdades. “Tas” imprime o caráter local, ao explicitar a área de atuação como Taboão da Serra.

Foto: Divulgação

Integrantes do movimento LGBT comemoram a criação da Ong em Taboão da Serra

Wanderley Bressan foi eleito Presidente da nova entidade junto a uma Diretoria de cinco membros (presidente, vice, secretário, tesoureiro e diretor de Direitos Humanos), a qual irá liderar por sua vez uma Coordenação colegiada de oito membros, composta pelas Coordenadorias de Comunicação, Eventos, Articulação com Movimentos Sociais e Saúde, cada uma delas com um titular e um adjunto. A divisão de cargos e respectivas atribuições constam no Estatuto aprovado por unanimidade pelos membros fundadores que compareceram à Assembléia.

O surgimento da Ong Diversitas acontece cerca de dois meses depois da passagem da Caravana do Fórum Paulista LGBT, ocasião em que lideranças da militância no Estado realizaram palestras de sensibilização, de esclarecimento de conceitos, de histórico das lutas do movimento LGBT, finalizada com a construção de um Plano de Ação para enfrentamento da homofobia em Taboão da Serra.
"É um grande passo que está sendo dado no dia de hoje em nossa cidade," declarou emocionado Wanderley que há vários meses tem aglutinado diversas pessoas interessadas em mudar a realidade de descaso e invisibilidade que envolve a população LGBT local. Em maio passado, Wanderley organizou um debate sobre diversidade sexual na educação, que reuniu cerca de 100 pessoas na Câmara Municipal.
"Desde aquele momento, percebemos que tínhamos em mão uma chance imperdível de fazer algo de concreto, mobilizando a comunidade por um lado e dialogando com profissionais e gestores públicos, de outro", relembra Wanderley.
Para Johnny Welson, que atuará na qualidade de vice-presidente, "foi fundamental a presença de dois militantes que se revelaram desde o início amigos e parceiros do Diversitas, Lula Ramires e Julian Rodrigues. Eles aceitaram gentilmente nosso convite para participar da fundação, contribuindo com sua longa experiência para nos inspirar e orientar na fundação de uma entidade." Lula e Julian também farão parte do Conselho Fiscal, junto a outros três membros.
O Diversitas nasceu para reivindicar e garantir que Taboão da Serra insira em sua agenda governamental políticas públicas para a população LGBT, além de fazer a interlocução com a Câmara Municipal para que sejam apresentadas leis que contribuam para a efetivação de direitos dos LGBTs. E, com o intuito de estabelecer um forte laço com a comunidade local o Diversitas realizará uma festa de lançamento da entidade ao mesmo tempo em que pedirá apoio à aprovação do PL 122/2006 que criminaliza a homofobia em todo o Brasil.
Por dentro da Ong
A diretoria do Diversitas é composta por:
Wanderley Bressan – Presidente
Johnny Welson – Vice-Presidente
Michel Dias - Secretário Geral
David Cardoso – Tesoureiro
Ruan Azevedo – Diretor de Direitos Humanos


Coordenador de Comunicação
Bruno Alcantra
Luiz Gustavo
Coordenadoria de Eventos
Vitor Hugo Carvalho de Souza
Wlaican Teixeira

Coordenadoria de Articulação com Movimentos Sociais
Jonatan Santos
Maria do Carmo

Coordenadoria de Saúde
Leonardo Gonçalves
Márcio Vieira

Conselho Fiscal
Maria do Socorro
Rosinete Menezes
Julian Rodrigues
Lula Ramires
Valquíria Ermel
 Wanderley Bressan

0 comentários: